quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Casamentos "de fachada"???

Abri hoje meu MSN e dei de cara com a chamada de uma matéria intitulada "Casamento de fachada". Claro que eu quis dar uma olhada - mesmo imaginando que seria algo superficial e provavelmente contrario ao que penso.

Dito e feito. Lá estavam depoimentos de pessoas que dizem viver um casamento "de fachada", algo do tipo "aparento ser feliz mas não sou". Alguns dizem viver assim há anos. Outros tem pouco tempo de casado mas diziam que após a cerimônia o casamento já se tornou sem graça. Uma internauta escreveu que felicidade todo dia é utopia, e assim, todo casamento feliz é de fachada.

Esses dias viajei para Praia Grande com o Fabrízio para fazer um casamento. O casal morava junto há anos mas este ano ambos conheceram a Jesus e decidiram regulamentar sua situação e pedir a benção de Deus. Foi lindo ver o agir de Deus na vida deles! E os dois são testemunhas da diferença que a presença do Espírito Santo faz num casamento!

Pra mim, felicidade no casamento não é utopia quando o casal ama e serve a Deus. Claro que existem dias "nublados" e até de "chuvas fortes", mas, como Jesus já nos ensinou, a casa construída sobre a rocha permanece firme. Aquela que cai com a força desses ventos aos quais todos estamos sujeitos é uma casa alicerçada de maneira frágil, na areia. Talvez um casamento baseado em mentiras, infidelidade e idéias mundanas.

Fico me perguntando como nos permitimos chegar onde chegamos enquanto humanidade. Como deixamos a família ser tão denegrida e desencorajada? Quantas pessoas são infelizes e não acreditam nas promessas eternas de vida abundante que Deus tem para nós...

Entre vários motivos, creio que um deles é o império da "normalidade" dentro das nossas casas. Desde cedo aprendemos com a dona TV - a babá da maioria dos nossos filhos - a ter relacionamentos superficiais e sem compromisso. Ela nos ensina de maneira deturpada o que é sexo, o que é casamento, o que é família. Mas não podemos jogar a culpa toda nela. Afinal de contas, ela não age sozinha. Precisa que um de nós pegue o controle remoto e que estejamos todos atentos às suas explicações bizarras sobre a vida.

Também não somos mais como antigamente. Hoje, por exemplo, as mães querem trabalhar (vamos ser sinceras, muitas de nós trabalhamos apenas por realização pessoal e não por necessidade financeira) e deixam seu filhos aos cuidados de outras pessoas (que elas não sabem do passado, se foi de benção ou cheio de traumas) apenas porque querem comprar móveis para sua casa e ter roupas e sapatos novos todo mês. Dá trabalho cuidar de crianças, é verdade. Mas nem por isso deveríamos preferir a rotina do trabalho fora de casa. Ser mãe um privilégio. Nossa maior realização será um dia ver nossos filhos se tornarem adultos íntegros, tementes a Deus, de coração puro e emoções saudáveis. Ninguém pega um bebê no colo e imagina prá ele um futuro de drogas, bandidagem, dificuldades familiares ou imoralidade, não é mesmo? Então precisamos aprender a conciliar todas as nossas tarefas (porque trabalhar fora também pode ser benção) mas priorizando o cuidado da nossa família - SEMPRE. Mas esse é assunto pra outra postagem...

Continuando, parece que tudo à nossa volta contribui para que a família e o casamento sejam vistos como falidos. Mas cabe a você e a mim, que amamos a Deus, não deixar que isso se torne verdade. Nas palavras do apóstolo Paulo, "não nos conformemos com esse sistema, mas vamos ser agentes de transformação!"

Eu creio nas promessas de Deus. E Ele nos diz que aqueles que andam no Seu caminho serão bem sucedidos em tudo (e isso inclui o casamento). Então, não aceite esse tal relacionamento "de fachada". Busque o melhor de Deus prá sua vida!

"Buscar-me-eis e me encontrareis quando me buscardes de todo coração". (Jer. 29:13)

Bjs no coração!

*****************

Ah, e para aqueles que acreditam ou querem acreditar no casamento, um convite especial:

Um comentário:

  1. Linnda!!!
    Amo tudo que vc escreve e tenho visto o agir de Deus na sua vida.Muito tenho a agradecer a Deus por tantas bençãos recebidas nesse ano que tá acabando e um agradecimento muito especial é por esse livro que vc tá lançando.Parabéns maninha por mais um sonho realizado e por vc ser tão especial.Amo vc.Bjos.

    ResponderExcluir